Tornou-se
lugar comum por em questão a estética kantiana, indicando os pontos radicais da
terceira crítica, ou até mesmo pretendendo descobrir os motivos de levaram Kant
a escrevê-la. No entanto, é preciso dar conta de discussões
um pouco diferentes, como por exemplo, a possibilidade de uma filosofia política envolvendo a primeira parte da obra. Os juízo reflexivos estéticos podem se mostrar como ponto de partida para um julgamento
político. As discussões sobre a terceira crítica de Kant na maioria das vezes nos
remetem ao contexto dos juízos reflexivos, a questão do juízo sobre a beleza, e
principalmente ao juízo de gosto que é inteiramente subjetivo e mesmo assim possui
uma pretensão a universalidade. Kant deixa explicito nessa obra o tema da
finalidade, contemplando o sujeito com a capacidade de pensar o “impensável”. O
sujeito torna-se então o único responsável por seu ajuizamento, o qual não
possui nenhuma referência objetiva, mas depende unicamente de seu sentimento de
prazer e/ou desprazer. Tais juízos são construídos através da imaginação e do
entendimento em livre jogo, possibilitando liberdade e espontaneidade nas
faculdades cognitivas. Em seu livro A
filosofia política de Kant, Hannah Arendt propõe que tal juízo reflexivo
estético deve ser aplicado como uma espécie de “juízo político”, pois afinal a
universalidade subjetiva desse juízo está pautada na capacidade do sujeito de
colocar-se no lugar do outro. Nossa intenção é de promover um olhar a partir das
leituras de Arendt sobre o juízo reflexivo como fundamento do juízo político,
na medida em que o sujeito seja capaz de julgar os eventos políticos de maneira
reflexiva. Hannah Arendt se afasta de uma leitura ortodoxa dos textos
kantianos, vislumbrando assim a estrutura do juízo político no juízo reflexivo
estético. Em constante diálogo com a Crítica
da faculdade do juízo, na qual a autora afirma conter a verdadeira
filosofia política de Kant, Arendt constrói conceitos e fornece meios para a
interpretação política da obra. É preciso então situar os
conceitos kantianos para compreender as condições interpretativas da autora, para demostrar qual o pressuposto fundamental de sua interpretação.
Através da analise dos textos é possível visualizar como se dá o funcionamento da
faculdade de julgar, das faculdades cognitivas da imaginação e do entendimento,
e por meio de exposição e discussão das teorias, relacioná-las aos eventos
políticos. Desse modo as condições de possibilidade do juízo, se demonstram no conceito chave de senso
comumis. Tais conceitos apresentados por Kant estão relacionados as
possíveis condições que o sujeito encontra ao julgar, e a capacidade do sujeito
de julgar em nome de outros sujeitos. Assim, as perspectivas
através das quais a faculdade do juízo e o senso comum se manifestam no mundo
público, permitem uma conexão entre as faculdades cognitivas do sujeito e as
implicações éticas que estão presentes na faculdade de julgar. A reflexão é uma tentativa de compreender como
Arendt interpreta a faculdade de julgar e seus aspectos centrais. Uma vez que a
autora considera essa faculdade como a mais política das habilidades que
constituem o homem, e a relevância política da atividade
reflexionante do sujeito.
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