Nascido em Berlim em 17 de julho de 1714, Alexander Gottlieb Baumgarten, é um filósofo alemão que Estudou na Universidade de Halle. Em 1740 começou a lecionar na Universidade de Franfurt, onde permaneceu por 22 anos, e também deu aulas em Halle.
Influenciado pela sistematização filosófica de Christian Wolff (1679-1754) que se adaptou no esquema filosófico, e pelo ordenador didático do pensamento do barão Gottfried Wilhelm von Leibniz (1646-1716), suas obras foram Meditações Filosóficas Sobre a Questões da Obra Poética (1735), ou conhecida como Aesthetica (1750-1758), criando o termo "estética", designou a ciência que trata do conhecimento sensorial que chega à apreensão do belo e se expressa nas imagens da arte, em contraposição à lógica como ciência do saber cognitivo. Porém alguns afirmam que não foi o fundador da estética como ciência, e sim o filósofo e fundador da estética moderna. Outros afirmam que foi o fundador desta disciplina, bem como o primeiro a elaborar suas bases teóricas,considerando a estética o estudo do Belo, compreendido como domínio da sensibilidade, relacionada com a percepção, os sentimentos e a imaginação.
O conhecimento do Belo, para o filósofo, é visto como a perfeição do conhecimento sensível; no entanto, esta perfeição, se comparada ao saber estritamente racional, é considerada uma apreensão da realidade menos clara que o saber de tipo lógico. Elaborou um sistema, dividido em um ramo propedêutico, no qual se encontra a gnoseologia ou teoria do conhecimento; um ramo teórico, formado pela metafísica e pela física; e um ramo prático, que abrange a ética, a filosofia do direito.
Outras de suas grandes obras foram, Disputationes de nonnulis ad poema pertinentibus (1735), Métaphysique (1739) relatando conceitos de semiotica, semiologia philosophica e Esthétique (1750-1758) abordando temas como lógica, ética e teologia .
Seus estudos obtiveram influência nos meios acadêmicos de sua época, mais tarde por Kant que utilizou seus livros como texto de aulas e usando seu termo estética, como denominação para o estudo gnosiológico da sensação e de suas formas apriorísticas de espaço e tempo, denominando de Estética transcendental, teve como discípulo direto, G. F. Meier.
Baumgarten deixa um legado de estudo, e a grande contribuição para a definição da estética, tendo o mérito de pioneirismo, em 26 de maio 1762 , morre em Frankfurt.
preciso de ajuda num trabalho do capeta que minha prof doida passou valendo 100 vou reprovar kkkkkkk
ResponderExcluireu tbm
ExcluirKkkkkkkkkk
Excluirvai chupar meio netro de rola
ExcluirNão vi sua resposta.
ExcluirConseguiu passar??
Excluirmanoo do céu kkkkk pqp
ExcluirOi,boa tarde,alguem sabe me reponder essa pergunta:
ResponderExcluirQue contribuição o filósofo alemão Alexander Gottieb Baumgarten trouxe para a análise da estética e produção artística??
É urgente
ResponderExcluirNão
ResponderExcluirMeus putos questa merda??
ResponderExcluir