"Que é isto — a filosofia?, falamos sobre a filosofia. Perguntando desta maneira, permanecemos, num ponto acima da filosofia e isto quer dizer fora dela. Porém, a meta de nossa questão é penetrar na filosofia, demorarmo-nos nela, submeter nosso comportamento às suas leis, quer dizer, “filosofar”. O caminho de nossa discussão deve ter por isso não apenas uma direção bem clara, mas esta direção deve, ao mesmo tempo, oferecer-nos também a garantia de que nos movemos no âmbito da filosofia, e não fora e em torno dela. A palavra grega philosophía remonta à palavra philósophos."
Heidegger "O que é isto, a Filosofia?"
Nesse texto o filósofo nos põe a questão da filosofia desde dentro. O que isto quer dizer? Quer dizer que para fazermos filosofia precisamos fazer desde de dentro e não de fora. Ou seja, a filosofia só se dá no próprio filosofar. Não podemos analisar a filosofia senão partindo dela mesma, devemos encontrar o caminho a ser percorrido estando no caminho. É possível falar do caminho descrever o caminho, mas só se sabe realmente dele quando se está inserido, quando a caminhada está instaurada, isto é, quando nele caminhamos.
Então a filosofia se mostra para nós a medida em que nos ocupamos dela, de maneira profunda, desde dentro de nós! Só assim podemos conhecer o verdadeiro sentido da filosofia. Aprender filosofia é como aprender a nadar, não adianta ler manuais, pensar sobre a natação, se não pularmos na piscina. Procuremos desde de já nos encontramos com o filosofar dentro de nós mesmos. Busquemos nos por a caminho disto, disto que é a filosofia, entreguemo-nos ao filosofar para que assim o sentido da palavra filósofo seja realmente posto diante de nós. Não só como o entendimento daqueles que exerceram a filosofia, mas como verdadeiros amantes da boa vida que somos.